top of page
Mara Baroni
Dra. em Psicologia Clínica e Cultura
pela Universidade de Brasília- UnB

Psicanalista
Obra: Eva, 1923 de Ismael Nery

Por que a arte cura?
Penso que todos já ouviram falar dos artistas, de suas capacidades de criarem e se expressarem.
Alguns artistas como Frida Kahlo, um dos ícones do Surrealismo, simbolizou toda sua vida em seus quadros.
Frida pintou suas telas com dores e perdas pessoais, e sem dúvida a arte tinha um poder curativo para ela.
Apesar de nem sempre sermos artistas, todos nós geralmente possuímos a capacidade de simbolizar traumas, perdas, dores físicas e emocionais. No entanto, nem sempre estamos prontos ou sabemos contatar com essa capacidade. Como não somos artistas natos, pois, estes se utilizam da arte sem esforço e até por necessidade de expressão para expressarem suas dores, precisamos de ajuda para que possamos expressar o que sentimos.
É importante ressaltar, para que a arte cure, não é necessário termos habilidades artísticas, mas sim, que que a utilizemos como instrumento de representação do que somos ou sentimos.
Ao criarmos meios de expressão podemos falar, ressignificar e curar o que nos incomoda.
Criar, desenhar, pintar, filmar, escrever nos possibilita contar uma nova história e dar um novo significado ao que não pode ser dito ou expressado pelo indivíduo.
Como profissional gosto muito de utilizar de algumas técnicas artísticas, como pintura a mão livre, desenho e mandalas para que os sujeitos possam criar novas narrativas de sua vida.
As manifestações artísticas de cada sujeito que acompanho, me possibilita perceber, seus traços inconscientes, suas dores e conflitos, o que não pode ser falado, pode ser desenhado, pintado ou filmado e a partir daí, podemos trabalhar novas formas de lidar com o que o faz sofrer.
bottom of page